A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DE PELE

A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DE PELE

Eu sou aquela pessoa que passou metade da vida reclamando dos cravos, mas simplesmente não levantava da cadeira para fazer uma limpeza de pele. Achava que meus esfoliantes faciais e ácidos prescritos por dermatologista fossem resolver o problema sozinhos. A verdade é que terapias combinadas, em qualquer área, seja da beleza, como da saúde, podem trazer resultados surpreendentes.

Realmente aderi à limpeza de pele de maneira sagrada, a cada 40 dias, de um ano para cá, sendo que o intervalo entre uma sessão e outra varia de acordo com o estado e necessidade da pele. Para que você entenda, o processo de regeneração cutânea acontece a cada 30, 40 dias, portanto esse é o intervalo mínimo entre as sessões. Nos casos de poucos cravos e uso caseiro de esfoliante, o procedimento pode ser realizado a cada 2 ou 3 meses, sempre de acordo com a avaliação e recomendação do profissional

Leia também: limpeza de pele espinhas

Depois que comecei, a cada mês eu me perguntava o motivo de não ter me dedicado a esse ritual antes. Sim, é obvio que quando eu era mais nova não tinha dinheiro sobrando para pagar uma limpeza de pele todo mês; no entanto eu trabalho desde os 15 anos e se me planejasse mais e gastasse menos com supérfluos, daria para ter começado esse cuidado antes.

Afinal, por que aderir a limpeza de pele? Imagine que sua pele, assim como seu quarto, precisa de uma faxina periódica. A diferença é que sua pele é algo que te acompanha 24 horas por dia, está exposta a poluição, resíduos, sujeira, maquiagem, sebo, células mortas e isso vai ser assim todos os dias da sua vida, ou seja, o cuidado deve ser regrado e redobrado.

A limpeza de pele promove um detox fundamental à cútis: remove células mortas, desobstrui os poros, extrai cravos abertos (pontos pretos), cravos fechados (pontos brancos) e milium, aquelas bolinhas brancas que são cravos mais resistentes, cobertos por uma camada de pele. Além do mais, melhora a condição da pele, clareia e até pode reduzir a produção de sebo.

Minha experiência foi se tornando cada vez melhor, a cada limpeza de pele, eu notava a pele mais uniforme, com mais viço. Apesar de não remover espinhas, por conta do perigo das cicatrizes, a limpeza de pele constante me ajudou a ter menos espinhas. Sendo que sempre tive uma ou outra e hoje é raro que alguma apareça.

Preparando a pele com emoliente e gaze | Alta frequência | Máscara clareadora de vitamina C

Existem procedimentos que compõe a limpeza de pele, como a extração manual, que deve ser feitas pela profissional com o uso de luvas para evitar qualquer tipo de contaminação. Existe a extração mecânica, com ponteiras de sucção, ponteiras de peeling de diamante e por aí vai. Abaixo destaquei alguns dos passos mais comuns num protocolo de limpeza de pele:

· Higienização com sabonete apropriado ao tipo de pele
· Esfoliante para remoção das células mortas
· Ponteira de peeling de diamante
· Emoliente para amolecer os cravos
· Vapor
· Extração manual
· Extração a vácuo
· Loção Calmante
· Alta Frequência como bactericida e antisséptico, ajuda na absorção dos ativos que vem depois e melhora a circulação sanguínea
· Massagem drenante
· Máscara, Peeling ou Ácido de acordo com a necessidade da pele

Muita gente pensa que limpeza de pele é um sofrimento do começo ao fim, no entanto como diversos procedimentos estéticos, tem alguns picos de desconforto e outros de relaxamento. Com um bom profissional, talvez você nem sofra tanto. Pelo menos as esteticistas que me atendem na Shape, aqui em Santos, são muito cuidadosas, o que faz do tratamento menos doloroso, com direito a massagem no final.

Lembre de buscar profissionais capacitados, seja uma esteticista ou fisioterapeuta especializada em dermatofuncional. Por isso é sempre bom pedir recomendações de amigas, a fim de encontrar alguém de confiança.

As profissionais da Shape, por exemplo, frequentam diversos congressos e cursos nacionais e internacionais, então além de capacitadas, estão sempre se atualizando, o que as garante bastante credibilidade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *